Amamentacao, mamilos cuidados

Amamentação: mamilos não são polêmicos

Estou grávida de 38 semanas do meu segundo filho e assim como na primeira gestação, leio muito a respeito dos cuidados, do desenvolvimento do bebê e de toda a organização antes da chegada do meu príncipe.

E de todos os artigos que li até hoje sobre amamentação, nenhum deles fala sobre os cuidados que devemos ter com os mamilos.


Em minha primeira gestação, mãe de primeira viagem, sem saber de tudo ainda o que viria pela frente, não fazia ideia da importância de uma preparação adequada.

Os mamilos de nós mulheres, são sensíveis e nos primeiros meses os bebês passam boa parte do tempo sugando nossos mamilos. A consequência disso?  Fissuras, rachaduras, assaduras, sangramentos e dores insuportáveis que levam você a pensar até em não amamentar. Sim, é verdade.

Quando isso então acontece, você se vê sem saída, recorrendo a inúmeras fórmulas mirabolantes, receitas e palpites de todos os lados, “passa casca de banana”, “expõe ao sol de 10 a 15 minutos, 2 vezes ao dia”, “passa o próprio leite” e muito mais.

Mas acredite: nada disso adiantou comigo.

Chorei por pelo menos 5 dias para amamentar meu filho e o meu marido foi essencial nesse momento. Era ele que arrumava o meu seio para que o bebê pudesse pegá-lo, era na mão dele que eu segurava forte de dor para que o choro fosse contido de alguma forma enquanto amamentava.

Confesso que foi uma fase difícil, muitas vezes pensei em desistir, mas a vontade de dar o melhor de mim falava mais alto. Nos apoiamos um ao outro e seguimos.

Isso tudo realmente passou cerca de uns 10 dias depois, quando uma amiga me sugeriu (me salvou também!) que eu usasse a pomada Bepantol. Pra mim foi o que resolveu.

No entanto, hoje, com a chegada de nosso segundo filho, tenho a consciência que se prepararmos antes os nossos seios, essa fase linda e deliciosa, não precisa ter dor ou sofrimento, mas pode ser feita com muita alegria e carinho.

Os cuidados são simples e devem começar lá pelo sexto mês, assim você tem certeza de que vai dar tudo certo. Confira as dicas:

1.Tome sol nos seios.
10 a 15 minutos diariamente é o ideal. Lembre-se que deve ser no seio todo, principalmente na área dos mamilos.

2.No banho, use uma bucha pra esfregar (sim, esfregar mesmo!) o mamilo.
Faça com carinho e frequência, até porque você ainda tem tempo até a chegada do seu bebê.  Fazendo isso todos os dias, você vai deixando o seu mamilo mais resistente e preparado.

3.Use roupas sem sutiã.
Sei que o seio fica maior, inchado e às vezes dolorido, mas a questão é que ele precisa de atrito e a roupa que você usa, raspa no seu seio.  Com 1 a 2 horas por dia, esse atrito vai deixando seus mamilos menos sensíveis a qualquer contato.

4.Muito amor.
Amamentar é uma conexão muito especial com nossos filhos. Enquanto fizer esses cuidados, pense nesses momentos que estão por vir.

5.Bepantol.
Essa dica já é para quando você já estiver amamentando. Caso tenha assaduras, fissuras e/ou rachaduras, passe a pomada após cada mamada do seu filho(a).
Antes de cada mamada, lembre-se de limpar bem os seus mamilos para evitar resíduos.

— Fabiana Castro Ostjen —

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s