As lições que aprendi com os filhos

As lições que aprendi com os filhos

Levanto a mão aqui e confesso: não tinha ideia do que era ser pai. o/

Interessante analisar hoje, que tudo o que eu pensava antes relacionado a paternidade, girava em torno de mim. Imaginava as coisas que eu ensinaria ao meu filho(a), minhas experiências, visões de mundo, opiniões e tantas outras coisas que nem lembro mais. Quanta ilusão. Tudo balela da balela².


Essa foi a primeira das muitas lições que aprendi quando meu primeiro filho, o Joaquim, chegou a esse mundo. E não foram poucas. Ensino muito pouco. Quase nada. Ensino os pormenores, os detalhes. O escovar dos dentes, o manejo dos talheres, as cores, a piada, o chute, a música.

Não pense leitor, que não dou bola pra nada disso. Poderia aqui fazer listas e mais listas das coisas sem importância que dava muita importância. Mas lembre-se, não estou aqui pra falar de mim. Falo desse ser, pequeno só em tamanho.

Aprendi que não tenho o direito de impor nada aos meus filhos, principalmente comportamento. Joguei todos os meus moldes fora. Entendi que o essencial é estar presente, apoiar as suas próprias escolhas e participar do seu dia a dia.

Quando eu me permiti entrar no mundo dele e não obrigá-lo a entrar no meu, me senti criança, me senti adulto, me senti presente, senti que ali tudo fazia sentido, o tal completo.

Conviver com essa sabedoria, é uma oportunidade de aprendizado sem igual.

Ao meu lado existe um ser puro, de essência ligada ao divino. Uma energia que não é todo olho que vê, que não é todo o coração que sente. Mas poderia ser. Ainda será. Em breve.

Aprendi a respeitar tal sabedoria, aquela que veio lá da fábrica, da explosão dos átomos, do orgasmo dos amantes, do milagre universal.

Reconheço humildemente, que hoje sou um homem muito melhor. Deve ser a recompensa de testemunhar a vida, de praticar o amor.

Obrigado filhos. Com vocês aprendi até a ensinar. Compreendi que é do exemplo que brota o verbo e palavras são meros detalhes desse despertar.

— Lucas Pacheco Ostjen–

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s